Compra de Jogo

A compra dá-se quando um terceiro jogador deseja entrar num jogo realizado por outros dois capoeiristas. Este terceiro capoeira escolhe com qual dos dois jogadores deseja jogar, e procede a entrada na roda, tendo em consideração alguns fundamentos básicos. Passamos a citar alguns cuidados que o capoeirista, que quer proceder à compra, deve ter.

Se o toque que está sendo executado pelo berimbau permite a compra
Na capoeira Angola, por exemplo, muitos dos Mestres não permitem a compra, cada dupla deve iniciar e terminar o mesmo jogo. Em alguns casos, é permitido aos Mestres comprarem um jogo.

Atenção com quem se vai tirar da roda
Tem de se ter atenção ao sistema de hierarquia de uma roda, um aluno, por exemplo, não pode retirar um Mestre da roda.
Deve-se ter cuidado com o diálogo que os dois capoeiristas estão exercendo dentro da roda, pois quem entra e compra um jogo um pouco mais duro, tem de saber que se arrisca a continuá-lo.

A educação na compracapoeira_compra
Há que respeitar o tempo de jogo dos outros dois capoeiristas. Hoje em dia, é usual alguns capoeiras comprarem o jogo, sem deixar que os outros dois desenvolvam o seu jogo. Por vezes, nem conseguem executar um golpe e já são retirados do jogo.
É dever perguntar ao Mestre, Professor, ou qualquer outro aluno mais graduado que está a comandar a roda, se pode ou não proceder à compra.
Evitar ainda, se possível, não passar à frente de outros capoeiristas que estão à espera para jogar, mesmo que estes sejam iniciantes. Se, por acaso, tiver de o fazer, há quer pedir o consentimento de quem está à sua frente.

Por onde se deve proceder a compra?
A compra, de acordo com os fundamentos do Grupo Capoeira Alto Astral, é realizada à entrada de uma roda de capoeira, no local onde se encontram os instrumentos. Não se compra um jogo do meio da roda, mas sim passando pelos instrumentos e procedendo aos cuidados acima referidos.

Como se procede a uma compra?
É importante saber a altura ideal para se comprar um jogo, escolher o tempo certo para não levar com um golpe de um dos outros dois jogadores, pois muitas das vezes pode ser de forma acidental, ou às vezes o capoeirista que foi escolhido para ficar no jogo pode aproveitar-se deste momento para aplicar um golpe a quem está a comprar de forma displicente.
Quem está a entrar no jogo deve, de alguma forma, fazer-se mostrar aos outros capoeiras. Caso os três estejam dentro da roda, prontamente os outros dois que estavam a jogar devem parar o jogo, pois, como sabemos, só se joga a dois, e não a três. Sendo assim, procede-se à volta ao mundo, para que um dos dois primeiros reinicie o jogo com o que está a entrar na roda.

O capoeirista que vai entrar no jogo deve colocar-se de frente para quem quer jogar, de uma forma segura e dando continuidade à fluidez ao jogo, tentando assim não quebrar o ritmo do jogo. Deste modo, é sempre bom ter a certeza de que se vai entrar para somar e não para estragar o jogo que estava a decorrer.

Considerações finais
Assim sendo, cada caso é um caso. Muitas são as formas que assumem determinados jogos, e rodas, por isso, é de grande importância ver:
• O clima da roda;
• Com quem se pode e se deve comprar um jogo;
• A forma e a hora certa de o fazer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s