Balanço 2010

NECESSIDADE DO BALANÇO e AGRADECIMENTO

Como é normal para todos nós, com a aproximação do final do ano fica sempre a necessidade de se fazer um balanço do ano, pensar no que se fez de bom e tentar melhorar o que se deve melhorar, nesta nota gostaria principalmente dizer que agradeço a todos os incansáveis do ano, que são os que estimulam o Mestre quando não faltam ao treino, participam dos eventos de outros grupos (Rodam), ajudam na organização dos nossos próprios eventos e buscam cada vez mais o aperfeiçoamento.

CALENDÁRIO 2011

Este Ano temos já definido um calendário com as previsões de eventos (podendo sofrer algumas modificações de datas), isso para todos os alunos do CAA poderem projectar sua participação e consequentemente seu desenvolvimento na capoeira.

AVALIAÇÂO DOS CAPOEIRAS CAA

O nosso 13º festival foi um sucesso, este ano as graduações foram definidas realmente pela conquista individual de cada um e como é lógico aqueles que não receberam devem reflectir sobre seu tempo de capoeira, seu tempo para a capoeira, seu conhecimento de capoeira e seu entendimento em relação ao SEU MESTRE de CAPOEIRA.

CAA – PORTO, MADEIRA, SESIMBRA, LISBOA, ROMÉNIA, INGLATERRA, ALENTEJO e Treinos de Graduados.

Minha combinação com os que estão liderando o Grupo fora de Lisboa é que 1º ainda não são Mestres ou professores, por isso o investimento na formação deve ser contínuo e para isso todos aceitaram e assumiram um termo de obrigações mínimas comigo para poderem ser os representantes do CAA, para isso devem:

•Manter seu contacto individual com a capoeira inabalável (treinar sozinho, rodar sozinho para outros eventos representando o CAA).

• Investir na vinda para Lisboa para poder treinar com o Mestre no mínimo 1x por mês e a quantidade de vezes deve aumentar quanto mais perto de Lisboa.

• Organizar idas mensais do Mestre para seu espaço de treino (Passagem ou Gasolina, incentivo dos alunos), no fundo garantir pelo menos 2x por mês o contacto entre ele e o Mestre (proximidade).

CAA em outros países ou com uma distância mais considerável organizar pelo menos um evento Anual no mínimo (para manter a ligação e vim a Lisboa pelo menos 2x em um ano para eventos realizados aqui em Lisboa).

PORTO: ainda é um trabalho novo, porém no ano de 2011 começaremos a colocar em vigor nosso acordo de treinos, temos um evento programado para 27, 28 e 29 de Maio, o CAA Porto ainda não tem Blog com Actualizações.

MADEIRA: Hoje com companhias low coast e com a antecipação da sua vinda o Índio deve vim mais vezes a Lisboa, o capoeira que da aulas deve pensar que sua formação é prioritária, por isso fico a espera de uma mudança de atitude da liderança Madeira em relação a proximidade, em relação aos eventos já falamos sobre os pontos a melhorarem.

SESIMBRA: Muita gente mora em Sesimbra e vem trabalhar diariamente em Lisboa, Meia Dúzia tem tido altos e baixos durante esse ano nos treinos em Lisboa, digo com franqueza que não me agradou muito esse último semestre, penso que deve procurar vim treinar realmente e não marcar ou criar turmas em Sesimbra que sejam no mesmo horário dos treinos em Lisboa. Os ensaios para o Festival serviram para os próprios alunos perceberem a dinâmica do Mestre, e para mim foi um factor muito positivo, porém a dinâmica de Jogo (Estética e Técnica na execução dos movimentos e golpes) estão fora dos padrões que eu penso serem mínimos para meus alunos, isso se deve a essa distância, acho positiva a ida de graduados a Sesimbra, mas o mestre deve participar disso, e não vou ficar me convidando ou sempre dizendo o que se deve fazer a Graduada Alforreca está radicada em Sesimbra, porém trabalha ainda em Lisboa, não vi nem uma única vez sua participação independente nos treinos SLB ou EUL. O CAA Sesimbra ainda não tem Blog com Actualizações.

LISBOA: EM Lisboa uma das lideranças a parte de mim é o Cogumelo, não treina comigo pois já é professor, porém deve procurar aumentar seu campo de trabalho e sedimentação de seu projecto (Aulas e Alunos) já aproveitando o Formado Galalau como factor de produção, coisa que não está acontecendo, teremos um evento organizado pelo Professor Cogumelo e seus alunos (esse é um passo importante). Em outros aspectos fica aqui uma nota positiva e um aparte, Mestre Ramos, Orelha e outros ainda buscam treinar com seus Mestres. Temos ainda Rodinhas e Pastilha no projecto Astralzinho e Tânia no EUL, Tânia deverá organizar um evento no EUL no próximo ano com seu pessoal (veremos em breve o tema), Rodinhas e Pastilha são vários os eventos Astralzinho para o próximo ano.

ROMÉNIA: O Bola pela falta de maturidade prejudicou um pouco essa avaliação, mas não culpo a Liderança Adí pelo facto de Oradea não ter mais um graduado a frente do projecto, de outra forma, mesmo com as limitações financeiras e problemas particulares o Adí dentro dos alunos representantes do CAA fora de Lisboa, neste ano conseguiu manter de pé minha satisfação em relação ao trabalho CAA Roménia, a nota é unicamente positiva, os próximos objectivos definidos por mim na Roménia é a introdução da capoeira nas escolas (implementação do projecto Astralzinho) e a realização das rodas semanais todas as sextas-feiras.

ALENTEJO: Fica antes desta avaliação a nota da lesão da liderança Alentejo (Fofão) no entanto foi demorada a retoma da vontade em produzir e voltar ao activo, espero que a produção CAA Alentejo volte a estar novamente bem direccionada e que o investimento nos treinos, eventos e proximidade voltem a ser praticados, a nota positiva vai para a implementação do projecto Astralzinho, o CAA Alentejo ainda não tem BLOG com actualizações.

INGLATERRA: Willy no mês de Novembro esteve presente no Festival Lisboa, levou material para iniciar um projecto de raiz em Londres, me coloquei a disposição para qualquer necessidade dele, e vamos esperar um ano para ver se a semente começou a crescer.

Nota Importante: Eu nunca quis ter um império na Capoeira baseado em números (quantidade de alunos) se fosse essa minha idéia com certeza estava espalhado pelo mundo, com bandeiras de vários países representadas por quem não entende minha filosofia, não aprende comigo e não respeita o que é ser CAA, isso para dizer que a não filiação é uma maneira de manter a Aldeia com qualidade e que o império esta representado na mente e capacidade desses poucos em defender nossos valores, por isso neste próximo ano, sem nenhuma excepção, voltarei a implementar o NÃO GOSTO DESSA PALARA mais, “o controle” de presença em treinos e participação em eventos para todos os alunos CAA e principalmente para as nossas lideranças que fazem trabalho em outras cidades, para estes, caso não estejam a cumprir o mínimo desejável, poderão continuar a fazer o que fazem sozinhos, pois desta forma não precisam de mim, nem do símbolo que carregam, quero me sentir realizado através de voçes, nunca fugi do trabalho ou da responsabilidade da capoeira, podem contar comigo e espero que a troca seja justa, porém dou minha palavra que não aceitarei mais desculpas pela falta de proximidade.

De mais, nos primeiros Domingos de cada Mês teremos treinos para alunos de corda Azul para cima, estarei dedicando meus domingos a capoeira e quero que vocês também puxem estes treinos uns para os outros (TODOS DEVEM ESTAR PRESENTES). Se organizem e para não faltarem a estes treinos de 4hs de duração.

De mais galera, sem luta não há conquistas, a Capoeira é infinita, muito ainda temos de trabalhar, em 2011 temos um evento por mês, espero que aguentem a pedalada. Tentem vim todos a grande viagem ao BRASIL!!

Forte abraço e grande Axé!!

Depois vem a Nota de feliz Ano Novo… Agora é só uma puxão de orelha… e um obrigado… igual a político bate e depois alisa..

Contra-Mestre Marco Antonio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s